AS NOTÍCIAS EM PORTUGAL

A população deste país tem sido ensinada a entender a NOTÍCIA como Entretenimento e os mais idosos e os menos distraídos podem facilmente verificar a veracidade desta afirmação pela módica quantia de algumas horas gastas semanalmente com papel e lápis frente ao televisor ou mesmo pela consulta da imprensa diária caso esta ainda esteja circundante e ao seu alcance.
Excluímos da lista, e propositadamente, as camadas mais jovens dos zero aos quarenta e cinco dado que tais elementos raramente terão capacidade, tempo ou interesse para se dedicarem a tais dinossáuricas tarefas.
Temos uma meia dúzia de jornais diários a que se acrescentam semanalmente umas tantas revistas e outros tantos jornais chamados desportivos dedicados à cultura futebolística.
Temos ainda vários canais de televisão, sede de tantos males e acusações mas também o instrumento potencialmente mais efectivo para distribuição informática por ela nos entrar pelos olhos e ouvidos num ambiente geralmente de nossa escolha e pouco ruidoso o que não será o caso de uma sala de aulas para a maioria da classe estudantil.
O preenchimento noticioso diário de notícia/entretenimento resulta de uma colheita fácil e do inteiro agrado dos ouvintes e leitores pela generosa cobertura dada a beliscadelas e diarreia interparlamentares, treinadores e jogadores de futebol, sempre no pressuposto de haver escândalo à vista ou mera suspeita da sua existência.
Note-se que num país com tão grande e reconhecida falta de bons gestores, o tempo na televisão aparece sempre cuidadosamente aproveitado de modo a que ninguém falte uma média de 6 horas diárias para passatempos, concursos, publicidade e telenovelas, no conjunto dos 3 canais de maior audiência.
Tudo indica que os mercados da formação e da cultura são infinitamente menores do que os mercados dos cremes anti-rugas, dos cereais mágicos para emagrecimento e dos detergentes.
O Zé povinho delira com escândalos, sempre gostou de arraial e detestará quem lhe quiser impingir programas ou mensagens de cultura que o horário nobre é para ser respeitado, que nós queremos ver o Gordo todos os dias à tarde antes das notícias das 8, ouvir e ver entendidos da bola logo às notícias e mais tarde a luso-cacafonia de todos a falarem ao mesmo tempo quer eles sejam os deputados da nação ou os chamados sindicais da moda.
Torna-se evidente que as refeições de sucesso são aquelas que melhor correspondem às necessidades e expectativas culturais da população, o que de imediato levanta algumas questões:
Deverá a Comunicação Social assumir alguma parcela de responsabilidade no tocante à elevação dos níveis de cidadania e cultura dos Portugueses?
Não estará ainda suficientemente documentado que um elevado grau de analfabetismo tem graves reflexões na saúde física, mental, económica e cívica de uma população?
Não deveria ser responsabilidade de um Governo e particularmente dos Ministérios de Educação, da Cultura e da Economia zelar pela elevação dos níveis de seriedade que teimamos em ignorar e esconder debaixo do manto roto da Liberdade?
Como é possível haver um Canal RTP2 e uma Antena2 ainda a funcionar?
Onde estão os Portugueses que de manhã se libertaram de Leão, que de tarde atravessaram o Douro, o Vouga, o Tejo e o Sado e empurraram os muçulmanos até terras de Córdoba e que de noite olhando o mar e as estrelas sonharam um sonho impossível?
(*) Engenheiro Electromecânico formado no IST, em Lisboa; e na Universidade de KYH em Estocolmo.
Hoje tem dupla nacionalidade: é um Luso – Suéco.
NOTA1: SENADO NEWS achou por bem desmistificar a ideia corrente, de alguns anos atrás, que os emigrantes portugueses, como regra, chegavam lá de “mala de cartão”, eram uma fonte de invisíveis para Portugal e regressavam, por força da saudade, construindo nas suas raízes uma casa fruto do trabalho e dedicação profissional, onde acabavam os seus dias.
Nota 2: Entretanto os “Ventos”, cada vez mais fortes, passaram a soprar numa outra direcção. Muitos, por força dos seus legados familiares que vão crescendo e multiplicando nos Países que os receberam… e avançada idade... acabam por vender os seus bens em Portugal e juntar-se aos seus no estrangeiro.
EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior, site: http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site: http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site: http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site: http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com