EUTANÁSIA

Há já alguns anos que me represento na internet por quatro blogues aqui abaixo referenciados no "EDITORIAL, Temas e Debates"
Comento, devidamente registado no espaço, que os principais orgãos de comunicação escrita do Continente: Expresso, Sol, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Correio da Manhã, reservam para esse efeito.
Não estou só.
Enquadro-me assim nas opiniões que reflectem o panorama idiossincrásico dos portugueses.
São às centenas.
Não é difícil tentar adivinhar a sua generalizada proveniência.
A sua quase totalidade provém de reformados de avançada idade que se identificam por um pseudónimo. Esses eu cognomino de “Velhos do Restelo”: são os do “contra”… tudo e todos.
Para eles enviei um comentário que publicitei da maneira costumeira:
« MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
AMIGOS COMENTARISTAS, com todo o respeito e melhor consideração, sugiro que aceitem os mesmos termos de identificação das notícias publicadas na nossa Comunicação Social e na Internet. Isto é: iniciando os Vossos “Registados Comentários” com nome, profissão e demais elementos que julguem apropriados, para uma real valoração dos julgamentos e desejos da vivência actual dos portugueses».
Tive só quatro excepções de concordância que, de imediato classifiquei como sendo de portugueses corajosos, que dão a cara, da boa cepa genética de antanho.
A outra “guerra” inferiu-se no seguinte apelo:
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.
«Apelo ao “sapo.pt” no sentido de não publicarem comentários das Vossas Notícias – enviadas por aqueles que a coberto de um pseudónimo – empregam palavrões que em nada dignificam o elevado prestígio cultural da magnificência do nosso idioma, com más repercussões na educação das crianças, formação e repúdio de adultos, por todo o Mundo.
Sobre este apelo obtive a seguinte resposta:
«Devido a utilizações menos próprias da área de Comentário das Notícias, o SAPO decidiu fechar temporariamente o sistema. Estamos a trabalhar numa nova plataforma, mais segura e mais robusta, que brevemente estará disponível para que possa continuar neste espaço».
Calcule-se:
Já se passaram meses, a linguagem dos comentários passou a ser sem os palavrões… mas a tal plataforma nunca apareceu.
Entretanto já iniciei uma opinião na internet da maneira habitual acima descrita:
« MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
O índice demográfico de Portugal revela que a população de Portugal está sofrendo um preocupante desequilíbrio com um progressivo aumento do envelhecimento em relação aos nascimentos.
Refiro-me à eutanásia – em grego o “eu” significa “bem” e “thanatos” significa “morte” – isto é «o conjunto dos métodos que procuram uma morte sem sofrimento com o fim de encurtar uma longa agonia ou doença muito dolorosa com desfecho fatal».
Porem há que ter cuidado “se hoje somos poucos, amanhã poderemos ser menos”.
Fico esperando os comentários concordantes que também os há… Mas numa certa expectativa pois que:
Nul n’est prophète en son pays.
(*) Coronel de Cavalaria
Temas e Debates
– Mendonça Júnior, site: http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail: mendonca24junior@gmail.com
– Senado News, site: http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site: http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga de Amizade Luso Espanhola-LALE, site: http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com