José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Saturday, May 06, 2006

UM OUTRO OLHAR SOBRE O MUNDO (I)


(*) Ezequiel Nogueira

Filho de pais brasileiros do sul do Brasil, eu, Ezequiel Nogueira me apresento. Tenho 18 anos e vivo em Portugal há 4 anos, sou imigrante brasileiro que vim mais por obrigação pelo facto dos meus pais virem e também para não ficar longe da minha família.

Bem, em 4 anos, aprendi muitas coisas, que é natural para um jovem de 18 anos, mas aprendi ainda mais, sobre a vida e sobre as pessoas do mundo, os imigrantes.

Quem nunca passou pela experiência de imigrante, tem vaga ideia de que seja difícil, mas também fica por aqui. A verdadeira experiência só aprende aquele que vive num pais estrangeiro longe da sua terra natal e sente na pele o drama – das burocracias que não ajudam em nada e só atrasam e complicam as vidas dos estrangeiros ao invés de ajudar – de ser muitas vezes discriminado pela sua nacionalidade.

Comigo já aconteceram algumas vezes e apesar de ser brasileiro e de ouvir tanto falar sobre a proximidade dos países (Portugal e Brasil) existe muita discriminação, e quem diz que não existe é mentiroso.

Com a vinda para Portugal comecei a estudar, privilégio de poucos que tem uma família por trás para dar suporte tanto sentimentalmente como financeiramente, porque os gastos não são poucos.

Mas essa minha visão sobre a vida comecei a ter há pouco tempo, penso que antes não tinha maturidade para entender certas coisas, e confesso que para outras tantas ainda não tenho maturidade para perceber.

Mas um factor eu já começo a desenvolver que é o ser cidadão e ter consciência sobre a vida e a politica, e que tenho aprendido algumas coisas com as publicações do Coronel Mendonça Júnior – e de outros colaboradores do Senado News – o qual me sugeriu escrever.

(*) Estudante

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home