UM OUTRO OLHAR SOBRE O MUNDO (I)
(*) Ezequiel Nogueira
Filho de pais brasileiros do sul do Brasil, eu, Ezequiel Nogueira me apresento. Tenho 18 anos e vivo em Portugal há 4 anos, sou imigrante brasileiro que vim mais por obrigação pelo facto dos meus pais virem e também para não ficar longe da minha família.
Bem, em 4 anos, aprendi muitas coisas, que é natural para um jovem de 18 anos, mas aprendi ainda mais, sobre a vida e sobre as pessoas do mundo, os imigrantes.
Quem nunca passou pela experiência de imigrante, tem vaga ideia de que seja difícil, mas também fica por aqui. A verdadeira experiência só aprende aquele que vive num pais estrangeiro longe da sua terra natal e sente na pele o drama – das burocracias que não ajudam em nada e só atrasam e complicam as vidas dos estrangeiros ao invés de ajudar – de ser muitas vezes discriminado pela sua nacionalidade.
Comigo já aconteceram algumas vezes e apesar de ser brasileiro e de ouvir tanto falar sobre a proximidade dos países (Portugal e Brasil) existe muita discriminação, e quem diz que não existe é mentiroso.
Com a vinda para Portugal comecei a estudar, privilégio de poucos que tem uma família por trás para dar suporte tanto sentimentalmente como financeiramente, porque os gastos não são poucos.
Mas essa minha visão sobre a vida comecei a ter há pouco tempo, penso que antes não tinha maturidade para entender certas coisas, e confesso que para outras tantas ainda não tenho maturidade para perceber.
Mas um factor eu já começo a desenvolver que é o ser cidadão e ter consciência sobre a vida e a politica, e que tenho aprendido algumas coisas com as publicações do Coronel Mendonça Júnior – e de outros colaboradores do Senado News – o qual me sugeriu escrever.
(*) Estudante
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home