José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Tuesday, May 23, 2006

QUANTOS MILIONÁRIOS HÁ EM PORTUGAL?


(*) Belmiro Vieira
Os resultados obtidos pelas operações estatísticas, assim como os que são provenientes das costumeiras sondagens de opinião, não são plenamente fiáveis, isso é coisa que se sabe desde longa data. O que parece ter explicação no facto de, tanto numas como noutras, as análises não contemplarem a realidade no seu todo.

Vêm estas considerações a propósito de uma notícia recentemente publicada, com base em dados estatísticos, que asseguram existirem actualmente no País cerca de 12 mil milionários, isto é, indivíduos detentores de bens valendo, no mínimo, um milhão de euros (200 mil contos). Número que, na opinião de muitos, não corresponde à realidade, entendendo uns que peca por exagero e outros, que ele fica muito abaixo da realidade.

Nós alinhamos com estes últimos:
– De seguro que há no País muitos mais parentes de Bill Gates;
– Só que muitos deles não terão sido identificados e contabilizados.

E porquê?
– Porque a análise estatística só incidiu sobre aqueles que são conhecidos;
– Porque têm registo bancário;
– Porque mantêm contactos com o Fisco;
– Porque possuem bens visíveis e facilmente contabilizáveis:

Aliás, não é difícil de aceitar que milionários não só estes, que estão há superfície, pois que certamente haverá outros que se acoitam na semipenumbra.

Quem tiver dúvidas que reflexione para tentar saber onde param os milhões de milhões de euros ou dólares que se movimentam diariamente nos meandros da chamada “economia subterrânea ou paralela” que Portugal de Abril deixou criar e progredir e bem assim nos ganhos que proporcionam as suas principais componentes:
– Narcotráfico;
– Comércio de armas;
– Aluguer de mão-de-obra clandestina;
– Circuitos de prostituição;
– Etc, etc…
Não somos nós que o dizemos, mas sim informações que são veiculadas por organizações internacionais tidas como idóneas e sérias.

Certo que tudo o que antes se enunciou se manifesta também à escala internacional, não sendo pois exclusivo no nosso País, que, no fundo, é vítima:
– Da sua posição geográfica;
– Da penúria que nele tem imperado desde sempre, funcionando como estímulo ao ganho fácil;
– Da fraqueza das leis aplicáveis;
– Da certa permissividade por parte de quem tem o encargo de vigiar as leis aplicáveis.

O país está em recessão e a miséria alastra a cada hora que passa.

Pois bem, apesar disso, veja-se a contradição que, por exemplo, tem o seu espelho mais fiel aqui na capital. Onde, tanto de dia como de noite, haja bonança ou faça mau tempo, dezenas de milhar de indivíduos – conduzindo os automóveis mais caros da Europa e alimentados por combustíveis também mais caros:
– Enxameiam as ruas alfacinhas e dos centros urbanos vizinhos;
– Mantêm um vai-vem ininterrupto no IC 19;
– Nas circulares e noutras vias de acesso da área metropolitana.

Numa ostensiva manifestação de ociosidade. Já que, como é intuitivo, dentro de qualquer automóvel, a girar, não é possível trabalhar.

Assim sendo, a pergunta flui naturalmente:

De onde vem o dinheiro desses milionários ambulantes rolantes? O professor Karamba ou outro qualquer dos adivinhos publicitados pelos classificados dos nossos jornais… que respondam:

QUANTOS MILIONÁRIOS HÁ EM PORTUGAL?

(*) Jornalista.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home