José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Sunday, September 24, 2006

FUTEBOL-ARTE E FUTEBOL-ARTIFÍCIO


(*) Belmiro Vieira

Nos bons velhos tempos, o futebol era acima de tudo um espectáculo, que fazia delirar multidões, e sobretudo com os golos, que consagravam vitórias para uns e derrotas para outros.

E era também uma arte, que tinha a sua expressão máxima nos “driblings” ou fintas, que, sobrevalorizando o espectáculo, também distinguiam ou premiavam, em termo de popularidade apenas, – já que outros ganhos eram apenas simbólicos, – áqueles jogadores mais bem dotados em atributos para iludir os adversários, criando assim condições para mais facilmente chegar ao golo e garantir o triunfo para a sua equipa.

No que concerne a esse futebol-arte, a História e a memória popular registam autênticos génios.
Como o inglês Mathews, o “feiticeiro”; o brasileiro Garrincha, o das “pernas tortas”; o argentino Madona, o da “mão de Deus”; o moçambicano-português Eusébio, a “pantera negra”; e – aquele que é considerado o maior de todos – o também brasileiro Edson Arantes do Nascimento, dito Pelé, o “rei”.

Hoje, o futebol é algo diferente: os golos são cada vez mais difíceis de acontecer, dentro do rectângulo, obviamente. E arte, que outrora produzia tantas emoções, já praticamente não existe, substituída como foi por artifícios. Que existem e se manifestam, quase sempre fora do rectângulo e sem conhecimento dos jogadores, de múltiplas formas e feitios e com finalidades as mais variadas:
– Para driblar, o guloso fisco;
– Para facilitar, o enriquecimento pessoal;
– Para “branquear”, o que muita gente considera, o futebol, como um detergente sem igual – uma dessas pessoas é, recorda-se, a dra. Maria José Morgado, ex-directora da Polícia Judiciária, a qual, numa entrevista dada a um diário lisboeta exaltou essas novas “virtudes” do desporto rei.

«O futebol – disse ela – é um mundo de branqueamentos de dinheiros sujos, com promiscuidades políticas que não se sabe onde começam nem onde acabam».

(*) Jornalista

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home