José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Tuesday, April 28, 2009

EMIGRAÇÃO DOS PORTUGUESES (XVIII)


Carta do Alentejo.


(*) José Pegado


O ano de 2008 vai ser recordado por coisas notáveis que aconteceram, umas esperadas e que acabaram por acontecer e outras com as quais bem teríamos passado sem elas.

Para nós o ano começou quando ainda estávamos na Suécia e que uma parte do tempo era gasto com passeios e visitas a familiares e a amigos e outra no roteiro das inevitáveis compras de consumíveis alimentares e nas lides da casa do nosso filho Johan em Finspang onde estávamos hospedados.

No dia 15 de Março viemos a Portugal, deixamos Nykoping na Suécia com 10 C, e fomos recebidos no Porto em casa de um amigo que nos acolheu da igual inexcedível maneira como da nossa anterior viagem para a Suécia.
Fomos a Vilamoura onde ao sabor de uma pequena ondulação baloiçavam umas boas centenas de embarcações de luxo, algumas de custo muito superior ao de uma vivenda das que por lá também abundam, algumas anunciadas para venda entre 4-5 milhões de Euros.

Em Junho passamos as duas primeiras semanas de novo na Suécia para participar na celebração dos aniversários e dos tradicionais festejos do fim do curso ginasial dos nossos dois netos: genuínos cidadãos da Suécia.

Em Julho regressamos à nossa casa no Alentejo que continua para venda.

Em Setembro tivemos a visita do nosso filho Martin acompanhado da sua noiva Maria (Sueca) que vieram até nós como representantes e emissários dos três irmãos para abrilhantar a passagem dos seus pais: os 75 anos de Elly minha mulher e os meus 80.

Faz-nos sempre alguma confusão quando nos encontramos com velhinhos Portugueses de 65-70 anos muito coitadinhos e sentados em vez de estarem aos pulos, corrida e gritos no relvado como nós Luso-Suécos.

(*) Engenheiro Electromecânico formado no IST, em Lisboa; e na Universidade de KYH em Estocolmo. Hoje tem dupla nacionalidade: é um Luso – Suéco.

NOTA1:
SENADO NEWS achou por bem desmistificar a ideia corrente, de alguns anos atrás, que os emigrantes portugueses, como regra chegavam lá de “mala de cartão”, eram uma fonte de invisíveis para Portugal e regressavam, por força da saudade, construindo nas suas raízes uma casa onde acabavam os seus dias.
Actualmente, pelo trabalho, formação profissional e suas descendências, adquirem estatos privilegiados de não retorno conforme terminamos nesta série de 18 artigos
Nota 2: Entretanto já nos finais do século vinte os “Ventos”, cada vez mais fortes, passam soprar numa outra direcção em que o factor Luso começa a ser perturbado por força de legados familiares que vão crescendo, nos Países que receberam os seus progenitores emigrantes.
NOTA 3: Finalmente grande parte dos nossos emigrantes por lá vão criando novas raízes onde a SAUDADE LUSA se vai dissipando através da avançada idade.

EDITORIAL


Temas e Debates
– Mendonça Júnior, site:
http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail: mendonca24junior@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home