José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
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Monday, July 07, 2008

A NOVA ESCOLA (I)


(*) José Pegado

ESCOLARIDADE PÚBLICA é uma invenção relativamente recente em sociedades social e economicamente mais desenvolvidas quando do lançamento das primeiras teses sobre direitos humanos, igualdade e fraternidade, muito antes das mais recentes descobertas dos conceitos de democracia.

Democracia, que para uns poderá estar limitado ao direito de votar, poderá para outros implicar um dever de responsabilidade, um dever de cada um se tornar civicamente adequado a assumir uma participação útil na sociedade a que pertence e de quando necessário dar prática ao espírito de solidariedade colectiva.

A NOVA ESCOLA, em obediência aos conhecimentos experiência e poder político dos mais idosos, deixou de ser uma reserva de filhos e privilegiados e passou assim a um instrumento democrático compulsório visando a produção de cidadãos competentes, responsáveis e participantes nos trabalhos e desígnios da sociedade a que pertencem.

Os programas de escolaridade que hoje se estendem por 9, 12 ou mais anos da vida de cada criança e jovem, têm, juntamente com os programas de Saúde Pública, um peso muito considerável no orçamento geral de cada estado e sem dúvida no bolso de cada contribuinte.

A Nova Escola encontra-se no entanto assoberbada em parte com a rapidez das evoluções sociais e tecnológicas e em parte por uma indesculpável ignorância da natureza humana, particularmente da natureza humana juvenil.
Crescer livre resulta de uma constante atitude de dúvida, da necessidade de esclarecimento e de aceitação de racionais discussões.
A Nova Escola debate-se entre formação para uns e ocupação de tempos livres para outros, e o problema reside na inerente dificuldade de coexistência entre esses dois grupos.
A Nova Escola encontra-se perdida entre mal entendidos conceitos de liberdade e de responsabilidade.

Uma crescente e séria concorrência em mercados internacionais por parte de países socialmente mais atrasados, onde a mão de obra é abundante e barata e onde ainda se obedece aos mandamentos dos mais idosos, mais experientes e mais responsáveis, leva a que a viabilidade dos países ocidentais se torne objecto da mais alta preocupação.
Por falta de esclarecimento de uns e por aproveitamento político de outros, a juventude ocidental está hoje a ser usada, abusada e a evoluir numa mais do que evidente trajectória de auto-destruição.

Encontra-se já constatado que, com mínimas excepções, os resultados hoje alcançados pelos nossos estudantes em matérias básicas como a Língua Materna, e a Matemática se encontram a níveis vergonhosos.

A Nova Escola apresenta graves situações de indisciplina, já sem falar em lutas e agressões.

Parece inconcebível a aceitação de um ambiente de trabalho em que elementos do grupo apresentam atitudes anárquicas e se dedicam a actividades totalmente fora do contexto da sala de aula.
Quando o problema se limita a falta de autoridade será necessário rever regularmentos de modo a que haja uma imediata força compensatória presente para apoio do docente ao qual não se poderá exigir mais do que conhecimentos e capacidade de transmissão dos mesmos.
De igual modo sempre que o problema indisciplinar assume a forma de agressões físicas ou verbais haverá que impor sanções equivalentes às aplicáveis no contexto cível.

A Nova Escola em Portugal pois é com ela que mais nos preocupamos sofre hoje de transformações ocorridas na sociedade portuguesa após a revolução de 25 de Abril.
A imaturidade popular deu braços a forças políticas inexperientes e descontroladas e o resultado foi, em vários sectores, um desenvolvimento indesejável do ponto de vista social.
Liberdade é uma palavra de muitas letras mas que não chegam para substituir Responsabilidade.

Temos como panos de fundo uma raça latina pouco amante de consensos.
Um povo com a mais alta taxa de analfabetismo da União a que pertence e finalmente uma autóctone inclinação para a prática e manutenção do mais acérrimo paternalismo.

Portugal prevê o estado e a sociedade que o ano escolar primário e secundário seja anualmente iniciado num determinado dia em meados de Setembro.
Acontece porém, pelo menos durante os últimos 33 anos, que essa data nada mais seja do que simbólica pois na tarde desse mesmo dia ficamos todos a saber pelas reportagens televisiveis que esta, aquela aqueloutra escola não podem receber os alunos por uma ou mais variadas razões: obras não finalizadas, equipamentos não fornecidos, funcionários e docentes em falta.

E a farsa repete-se todos os anos!

Continua um mistério por resolver saber o que fazem os responsáveis, se é que existem. durante as 10 ou 11 semanas das férias anuais, ou melhor ainda: antes das ditas férias.

Tratando-se de uma doença haveria que a diagnosticar e tratar. Para tal não seria necessário contratar-se um grupo de especialistas vindos da Finlândia ou do Japão.

(*) Engenheiro Electromecânico formado no IST, em Lisboa; e na Universidade de KYH em Estocolmo.

EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior, site:
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– Senado News, site:
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– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
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