José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Monday, May 19, 2008

CAROS LEITORES


(*) José Pegado

Crónicas em Português sobre assuntos sócio-políticos têm surgido com mais assiduidade desde o dia em que recebi uma recepção favorável.
Anteriormente escrevia sobre estes temas porém quase sempre em Sueco ou Inglês, dado que não esperava grande ou entusiástico acolhimento, para este género e classe de opiniões, por parte nem da família cá residente nem dos meus amigos Portugueses.

Somos um país de fracos recursos naturais e humanos que estão não só à vista como também andam por aí à solta sem que algum dos chamados Representantes Gestores da Nação se dê ao trabalho de inventar um objectivo nacional capaz de acordar e de reunir forças contra o individualismo ignorante e inconsciente do Povo.

Para reunir forças, que eu me lembre, só um brasileiro que, por ocasião do Mundial de Futebol de 2006, conseguiu contagiar de entusiasmo toda a população e lhes disse que tínhamos uma bandeira e um hino nacional.

O Objectivo Nacional a que me refiro é outro, por certo menos sonoro, porém um de Sobrevivência:
Alfabetizar, profissionalizar e desenvolver espírito de responsabilidade seriam componentes essenciais de um tal objectivo.

Temos em Portugal amigos, pessoas de quem gostamos e respeitamos, mas exceptuando a euforia de uns dias quentes e de céus límpidos e azuis e ainda de alguns bons pratos resta-nos quase sempre o amargo de um Povo que pouco sabe e faz más escolhas e de uma Nação nem sempre bem dirigida.

Termino com uma pergunta e uma constatação:
– Porque será que a maioria dos Portugueses gostam que se critique o Estado da Nação?
– Porque será que a maioria dos Portugueses gostariam, em nome da justiça e da moralidade, ser exigido um mais apertado escrutínio dos bens, visíveis e invisíveis, dos elementos de alguns profissionais!

(*) Engenheiro Electromecânico formado no IST, em Lisboa; e na Universidade de KYH em Estocolmo.
Casa da Fonte – Catifarras CP 543
7555-030 CERCAL (Portugal)

EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior, site:
http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com


0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home