José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Sunday, March 30, 2008

SALAZAR... visto por...


(*) Mendonça Júnior

Muito recentemente tive acesso a uma interessante observação de Leon Poncins, ilustre pensador francês do século XX, publicada algures em Maio de 1935 o que – aqui reproduzo em itálico – pelo seu sintético conteúdo anteviu a personalidade da insigne figura histórica daquele que hoje, em tão pouco tempo, volta a ser recordado.

«Vós que não estivestes em Portugal, não podeis compreender aquilo que representa só por si o facto de se ter recebido por Salazar.

Oliveira Salazar, o homem que soergueu um mundo, o solitário inacessível que dirige os destinos do país e que protege uma reputação lendária de invisibilidade. (…)

Já conheci vários indivíduos que dirigem os destinos do mundo mas creio nunca ter conhecido um que me impressionasse tanto de antemão como este, de tão extraordinário que é o prestígio que o rodeia. (…)

Um dia, já há seis anos atrás, no infeliz Portugal agonizante, este homem, que não queria o poder para si e que, por isso, lhe foi imposto, este homem veio até aqui, sozinho, desconhecido.

Sentou-se nesta grande mesa de carvalho, nesta mesma mesa na qual agora me apoio.

Baixou os seus olhos calmos e ordenados sobre a desordem do país e a desordem transformou-se em ordem; numa folha de papel em branco, apontou alguns números e a desorganização financeira, com um século de idade, endireitou-se; com os seus olhos claros, enfrentou a violência e a violência desapareceu; nos seus olhos puros, teve a visão de um mundo melhor e esse mundo está a assumir essa forma»

Retomando o meu pensamento julgo oportuno referir aos que classificam Salazar como um execrável ditador por não se enquadrarem na vigência do tempo dos regimes que vigoravam nessa altura.

Nessa altura a moda, passe a expressão, era a de regimes de forte autoridade e repressão onde os direitos humanos, os ambientalistas e todos os “istas” de hoje: partidos, sindicatos, greves, manifestações, revindicações de rua, não eram amplamente noticiadas como o “ganha pão” da Comunicação Social.

Relembramos que alguns ditadores como Hitler, Mussolini, Mao, Franco, Estaline…etc, tinham ao seu serviço forças policiais secretas e abertas que lhes permitiam governar a seu belo prazer, por vezes: prendendo, torturando exilando e matando…

Salazar também tinha a sua PIDE, que hoje é acusada da morte do general Humberto Delgado (“O General Sem Medo”) por se ter virado em total oposição ao Presidente do Conselho e fundador do Estado Novo.

Mas Salazar governou, no seu tempo, em termos de Serviços Distintos e Relevantes à Nação, a ponto de ser hoje recordado como A Maior Figura da História de Portugal.

O que já foi reconhecido pelo Povo – por dever do legado que deixou – mas que ainda não foi, por cobardia da actual discriminação das forças políticas da democracia de hoje, para ser publicamente exposto, em corpo inteiro em bronze, no Museu Salazar.

(*) Coronel de Cavalaria
NOTA: Os negritos são da responsabilidade de SENADO NEWS.

EDITORIAL
Temas e Debates

– Mendonça Júnior, site:
http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail:mendoncajunior24@sapo.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com




0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home