José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Sunday, February 10, 2008

EMIGRAÇÃO DOS PORTUGUESES (V)


Carta Alentejana
(*) José Pegado
Reciclar ideias e modelos torna-se muitas vezes necessário, sendo que a sua aplicabilidade e utilidade depende da época e dos objectivos a alcançar.

Tal como com as estações do ano, existem no campo das ideias fenómenos de alternância e de repetição de fases pelo que na realidade ideias novas há, mas poucas.
A sociedade humana debate-se com graves problemas sociais, económicos, sanitários, culturais, religiosos, energéticos e ambientais para apenas mencionar os que de imediato nos ocorrem.
Parece demonstrado que os modelos praticados não resolvem tais problemas, estando alguns mesmo na origem e/ou manutenção das graves crises que assolam o planeta Terra e os seus residentes.

Está mais do que evidente que é necessário mais do que um esforço intelectual para hoje resolver problemas criados pelo bicho homem que contrariamente a outras espécies animais não se contentou em crescer e multiplicar-se e em pouco tempo se viu envolvido em actividades causadoras de diferenciação em que se sublimaram diversos instrumentos para o exercício do poder.

O triste cerimonial das nomeações e investiduras.
O espectáculo não é novidade, encontra-se em constante repetição e os latinos são nisto soberanos.
Dá que pensar ver aquela gente toda de pé, bem uniformizada e empertigada, provavelmente ali para testemunhar que o fulano que agora vai ser oficialmente investido em novo cargo, com novos poderes, novo carro e uma ampla equipa de fieis e competentes colaboradores, vai prometer e honestamente realizar tudo aquilo que dele se espera.
Só que provavelmente nenhum dos presentes sabe do que se trata, nem o próprio tão pouco.
Fazem-se discursos, trocam-se batidas nas costas e uns beijinhos nas faces.

Ninguém tem nada mais que fazer? Na realidade um espectáculo triste e historicamente degradante.
Já alguém se indagou quanto custa cada um destes espectáculos?

Todos nós entendemos muitíssimo bem aquela história da produtividade mas parece que aquilo é bom mesmo só para alemães, ingleses e escandinavos.
Aqui não serve, nós temos uma outra cultura, melhor bem entendido.

Verifica-se ao longo da história que os investidos no poder por melhor que sejam os seus pressupostos e intenções acabam inevitavelmente por desagradar a quem lá os colocou e são injustamente promovidos a postos possivelmente mais lucrativos.
Nova nomeação, novos discursos e tudo na mesma.

Numa empresa privada legalmente fundamentada e com objectivos bem definidos, os gestores são escolhidos pelas suas capacidades técnicas e são regularmente sujeitos a auditorias por parte dos donos, detentores do capital.
Na constatação de gestão maléfica ou dolosa os gestores do sector privado são a curto prazo responsabilizados e substituídos por outros mais capazes de alcançar os objectivos empresariais.

No sector público a situação parece estar irremediavelmente destinada a insucesso dado que os altos cargos são pela prática de nomeações partidárias ocupados por gestores insuficientemente preparados que permitem baixa produtividade e corrupção mais ou menos flagrante.
Nenhum candidato a cargo de chefia deveria aceitar tal função sem conhecimento e análise prévia dos objectivos a alcançar e dos recursos realmente postos à sua disposição.

No sector Público o patrão não é o partido nem o governo, mas sim a Nação no conjunto dos cidadãos.

(*) Engenheiro Electromecânico formado no IST, em Lisboa; e na Universidade de KYH em Estocolmo.

EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior,
e-mail:
mailto:mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/
e-mail:
senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/
e-mail:
uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/
e-mail:
lale.amizade@gmail.com

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home