José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Friday, July 17, 2009

O SIGNIFICADO DOS GESTOS NA LINGUAGEM


(*)José Pegado mailto:«m«jjop28@hotmail.com» 2009-07-12
Varia com o tempo, com as gerações e evidentemente com o sítio e o contexto social onde são feitos.

O que recentemente aconteceu numa sessão da AR e que resultou na imediata demissão de um ministro, deixa qualquer cidadão, que não latino, na mais completa perplexidade e constitui uma interessante prova da diversidade que cada povo atribui a determinados comportamentos.

LINGUAGEM FONÉTICA E ESCRITA
A linguagem vocal,
muitas vezes associada a formas gestuais é a principal forma de comunicação na maioria das espécies animais tendo no caso dos humanos sofrido notáveis desenvolvimentos em vocabulário, significado, articulação fonética, virtuosidade artística e associações intelectuais.

A linguagem escrita nada mais é do que uma transposição das ideias, para uma forma desligada no espaço e no tempo, através de símbolos ligados à fonética ou a blocos de ideias.

A linguagem tanto fonética como escrita é usada para transmissão de conhecimentos, para estreitamento de relações, para estabelecimento de acordos mas também para ameaças e agressões.

A palavra escrita parece estar em crise porque cada vez menos se pratica, porque se evita e quando compulsivamente utilizada se faz em microscopia ou com fundo colorido para dificultar a leitura.

A nível de relacionamento social o que se faz e se escreve é menos importante do que o que se diz.

Está verificado que a capacidade de leitura baixou perigosamente desde finais da década dos sessenta.

GESTICULAÇÃO NA LINGUAGEM
A gesticulação
como meio consciente de comunicação e transmissão de ideias evoluiu dos poucos sons e gestos de comando da linguagem do homem primitivo nas suas diárias situações de ataque e defesa e chegou até os nossos dias, por exemplo, na conhecida gesticulação afónica utilizada por militares e forças policiais quando em acções onde o silêncio é de suprema importância.

Existem imensas formas de gesticulação corporal, particularmente ocorrentes em sociedades primitivas, em indivíduos de baixa desenvoltura intelectual e não só e cujo significado facilmente reconhecemos no encolher de ombros, no bater palmas, no acenar com a cabeça, no virar da cabeça, no revirar dos olhos, no gálico soprar com a boca fechada, no franzir do nariz e da boca, no deitar a língua de fora, no fazer caretas, no bater com o punho no tampo da mesa, na estudada movimentação de braços e mãos enquanto se discursa.


E ainda certas formas consideradas claramente obscenas tais como o apontar do dedo médio com os restantes encolhidos e agora substituído pelo acenar com o indicador erguido e o resto da mão fechado, a célebre flexão manguito de punho erguido e fechado com a outra mão presa no interior da articulação do cotovelo, os indicadores erguidos das duas mãos fechadas junto às têmporas sinalizando chifres.

O Europeu diz que sim acenando verticalmente com a cabeça e diz que não abanando-a lateralmente e segundo parece a gesticulação é exactamente o oposto com alguns indivíduos asiáticos.
Um Escandinavo pode dizer adeus abrindo e fechando os dedos de braço mais ou menos estendido e com a palma da mão virada para baixo. Um Latino poderia entender tal gesto como um chamamento.
Um Latino entenderá sem dificuldades o gesto do ministro como uma afronta pessoal ainda que sem saber bem porquê mas a verborreia que diariamente se pratica no chamado hemiciclo da AR e que não poupa agressões nem insultos entre pares, tem por oposição ao gesto, não só aceitação como ainda um imensurável valor de entretenimento televisivo e jornalístico para a população.

Não prestar atenção e falar com o vizinho enquanto alguém directamente nos interpela significa desprezo, o que segundo as regras de convivência na referida AR é um comportamento perfeitamente correcto e civilizado. O pior é que tais comportamentos e gestos são facilmente absorvidos cá fora.

(*) Engenheiro Electromecânico formado no IST, em Lisboa; e na Universidade de KYH em Estocolmo. Hoje tem dupla nacionalidade: é um Luso - Suéco.

NOTA1: SENADO NEWS achou por bem desmistificar a ideia corrente, de alguns anos atrás, que os emigrantes portugueses, como regra, chegavam lá de “mala de cartão”, eram uma fonte de invisíveis para Portugal e regressavam, por força da saudade, construindo nas suas raízes uma casa fruto do trabalho e dedicação profissional, onde acabavam os seus dias.

Nota 2: Entretanto os “Ventos da história”, cada vez mais fortes, passaram a soprar numa outra direcção. Muitos, por força dos seus legados familiares que vão crescendo e multiplicando nos Países que os receberam… e avançada idade... acabam por vender os seus bens em Portugal e juntar-se aos seus no estrangeiro.

EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior, site: http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site: http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site: http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga de Amizade Luso Espanhola-LALE, site: http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home