José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Friday, May 22, 2009

"GUERRA, PAZ E FUSILAMENTO dos GUERREIROS"



(*) Krus Abecasis
SENADO NEWS teve acesso, a um documento cedido pelo Major-General Krus Abecasis onde se ressalvam, com a devida vénia e maior consideração, alguns extractos em itálico, aqui reproduzidos como notáveis ditos e acontecimentos da vivência militar em guerra:

1 – De um Autor Americano desconhecido, 1967:
“...you can fool all of the people some of the time, and some of the people all the time, but you cannot fool all of the people all of the time.”

2 – De Krus Abecasis:
Não correram de feição para as Forças Armadas Portuguesas os tempos decorridos entre o final do ano de 1966 e 1973… por causas determinantes da evolução negativa… como insuperáveis razões da desarticulação e capitulação de um dispositivo militar, aliás do antecedente reduzido à defensiva estática de quadrícula.
Idiossincrasias indissossiáveis da personalidade de Comandantes – Chefes, no exercício de funções, autocracia de conceitos pessoais ditados por narcisismo autonomista, tudo levando ao desmantelamento precipitado de uma orgânica de campanha e redes de apoio operacional, com provas testáveis de eficácia; atentados à disciplina e hierarquia tradicionais da cadeia de Comando.

3 – Testemunhos que enobrecem.
Na II Grande Guerra Mundial, auge da ofensiva da ROYAL AIR FORCE contra o potencial da indústria de guerra alemã, o Air Chief Marshal Sir Charles POSTER decidiu que a “sua” Aviação de Bombardeamento destruísse as barragens dos rios RUHR e WESER, reputadas de indestrutíveis, com o total de 346 milhões de toneladas de água as de MOHNE e de EDER, para além da barragem de SORPE, a mais bem defendida contra ataques aéreos.
Eram vitais para o esforço de guerra e estavam defendidas pela mais potente A.A.A. postada nas margens das albufeiras.
Entre Março de 1943 e Abril de 1944 o “Bomber Command perdeu mais de 2800 aviões e tripulações.
Só no ataque à barragem da Mohne, dos 133 tripulantes dos 18 “Lancaster” envolvidos na Operação, 56 foram abatidos pela defesa anti-aérea alemã.
O Preço do ataque posterior à barragem da Sorpe, no vale do Weser, foi muito superior em perdas de quadrimotores e tripulantes.
Não obstante, as tripulações de bombardeiros que evitassem o confronto com o inimigo arriscavam-se a severas punições em Inglaterra.
Para a maior parte dos tripulantes o mais infamante era serem apodados de “LMF”(“lack of moralfiber”).
Este veredicto implicava, consoante as circunstâncias, “Tribunal Marcial” (“Court Martial”), com penas de prisão ou transferência para o Exército ou, mesmo, demissão das fileiras, indo escavar carvão para as docas.

4– Do General Dwight Eisenhower:
“O moral é o maior factor singular numa Guerra bem conduzida…; mas , sob as ordens de bons Comandantes, ele será sempre mantido entre as tropas, mesmo durante períodos prolongados das maiores adversidades.”

(*) Major General Piloto Aviador (R). Do seu meritório curriculum, de 10.000 horas de voo, SENADO NEWS ressalva:
– A qualificação de Piloto-Instrutor de voo por instrumentos obtida em 1951/54 em Escolas da Força Aérea Americana;
– Comandou a Zona Aérea de Cabo Verde e Guiné 1965/67;
– Foi diplomado do “Industrial College of the Armed Forces”, Estados Unidos da América, com o Curso “The Economics of Nacional Security, 1967;
– Comandou a Direcção do Serviço de Instrução da Força Aérea e a 3ª Região Aérea (Moçambique em 1970/71);
– A seu pedido transitou para a situação de Reserva em Maio de 1971.

NOTA: Os negritos são da nossa responsabilidade.

EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior, e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: mailto:lale.federacao@gmail.com

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home