José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Friday, March 03, 2006

A FORÇA DA FÉ


(*) Belmiro Vieira

A notícia – que, por certo, irá encher de júbilo e orgulho os corações de inúmeros portugueses e portuguesas – vem publicada na última edição do Anuário Pontifício, referente ao ano de 2002; e, textual e resumidamente, é de teor seguinte:

«Existem em todo o Mundo 1.071 milhões de católicos, o que, em relação ao ano anterior, significa um aumento de cerca de 10 milhões de crentes. Para atender a tão grande número de fiéis, a Igreja Católica dispõe de 405 mil sacerdotes, no seio dos quais se tem registado um significativo crescimento nos países da África e da América Latina, enquanto que na Europa e na Ásia se tem assinalado uma ligeira baixa».

Mais mil milhões de fiéis – importa destacar e reter – é algo que impressiona e subjuga, mas sobretudo – que ilustra a força que o catolicismo representa no Mundo actual. Força de que já tinha havido um significativo indício, a quando da jornada mundial da juventude católica, que teve lugar em Tor Vergata (Roma) e que tantos engulhos causou a certos sectores do universo político europeu.

Do mesmo modo importa destacar o número acrescentado de fiéis, sem sombra de dúvida, não encontra paralelo no seio de outras confissões religiosas.

A cúpular os factos referidos nessa edição do Anuário Pontifício, haverá ainda que referir um outro: a universalidade alcançada pelo catolicismo, de seguro a única das religiões que não conhece fronteiras, nem geográficas, nem as humanas, já que a sua omnipresença é visível e incontestável.

O conhecimento dos números referidos no Anuário Pontifício poderá, naturalmente, levar muitos a quererem saber qual o seu real significado, ou melhor, o que explica tamanho crescimento de fiéis.

Por nós, estamos em crer que as causas do fenómeno, da Força da Fé, são múltiplas, sendo que, entre tantas, uma há que merece destaque, é que:

Sempre que o homem se transforma em “lobo do homem” – o que é, inequivocamente, uma constante dos nossos dias – o instinto natural prevalece aconselhando a procurar a protecção divina.
E a Igreja Católica, como é fácil de comprovar, é quem mais se tem destacado no combate ao “homolobismo”.

(*) Jornalista

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home