José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Sunday, June 21, 2009

AS NOTÍCIAS EM PORTUGAL


(*) José Pegado,«jjop28@hotmail.com», 2009-06-01»

A população deste país tem sido ensinada a entender a NOTÍCIA como Entretenimento e os mais idosos e os menos distraídos podem facilmente verificar a veracidade desta afirmação pela módica quantia de algumas horas gastas semanalmente com papel e lápis frente ao televisor ou mesmo pela consulta da imprensa diária caso esta ainda esteja circundante e ao seu alcance.
Excluímos da lista, e propositadamente, as camadas mais jovens dos zero aos quarenta e cinco dado que tais elementos raramente terão capacidade, tempo ou interesse para se dedicarem a tais dinossáuricas tarefas.

Temos uma meia dúzia de jornais diários a que se acrescentam semanalmente umas tantas revistas e outros tantos jornais chamados desportivos dedicados à cultura futebolística.
Temos ainda vários canais de televisão, sede de tantos males e acusações mas também o instrumento potencialmente mais efectivo para distribuição informática por ela nos entrar pelos olhos e ouvidos num ambiente geralmente de nossa escolha e pouco ruidoso o que não será o caso de uma sala de aulas para a maioria da classe estudantil.

O preenchimento noticioso diário de notícia/entretenimento resulta de uma colheita fácil e do inteiro agrado dos ouvintes e leitores pela generosa cobertura dada a beliscadelas e diarreia interparlamentares, treinadores e jogadores de futebol, sempre no pressuposto de haver escândalo à vista ou mera suspeita da sua existência.

Note-se que num país com tão grande e reconhecida falta de bons gestores, o tempo na televisão aparece sempre cuidadosamente aproveitado de modo a que ninguém falte uma média de 6 horas diárias para passatempos, concursos, publicidade e telenovelas, no conjunto dos 3 canais de maior audiência.

Tudo indica que os mercados da formação e da cultura são infinitamente menores do que os mercados dos cremes anti-rugas, dos cereais mágicos para emagrecimento e dos detergentes.

O Zé povinho delira com escândalos, sempre gostou de arraial e detestará quem lhe quiser impingir programas ou mensagens de cultura que o horário nobre é para ser respeitado, que nós queremos ver o Gordo todos os dias à tarde antes das notícias das 8, ouvir e ver entendidos da bola logo às notícias e mais tarde a luso-cacafonia de todos a falarem ao mesmo tempo quer eles sejam os deputados da nação ou os chamados sindicais da moda.

Torna-se evidente que as refeições de sucesso são aquelas que melhor correspondem às necessidades e expectativas culturais da população, o que de imediato levanta algumas questões:

Deverá a Comunicação Social assumir alguma parcela de responsabilidade no tocante à elevação dos níveis de cidadania e cultura dos Portugueses?
Não estará ainda suficientemente documentado que um elevado grau de analfabetismo tem graves reflexões na saúde física, mental, económica e cívica de uma população?
Não deveria ser responsabilidade de um Governo e particularmente dos Ministérios de Educação, da Cultura e da Economia zelar pela elevação dos níveis de seriedade que teimamos em ignorar e esconder debaixo do manto roto da Liberdade?
Como é possível haver um Canal RTP2 e uma Antena2 ainda a funcionar?

Onde estão os Portugueses que de manhã se libertaram de Leão, que de tarde atravessaram o Douro, o Vouga, o Tejo e o Sado e empurraram os muçulmanos até terras de Córdoba e que de noite olhando o mar e as estrelas sonharam um sonho impossível?

(*) Engenheiro Electromecânico formado no IST, em Lisboa; e na Universidade de KYH em Estocolmo.
Hoje tem dupla nacionalidade: é um Luso – Suéco.

NOTA1: SENADO NEWS achou por bem desmistificar a ideia corrente, de alguns anos atrás, que os emigrantes portugueses, como regra, chegavam lá de “mala de cartão”, eram uma fonte de invisíveis para Portugal e regressavam, por força da saudade, construindo nas suas raízes uma casa fruto do trabalho e dedicação profissional, onde acabavam os seus dias.

Nota 2: Entretanto os “Ventos”, cada vez mais fortes, passaram a soprar numa outra direcção. Muitos, por força dos seus legados familiares que vão crescendo e multiplicando nos Países que os receberam… e avançada idade... acabam por vender os seus bens em Portugal e juntar-se aos seus no estrangeiro.

EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior, site: http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com

Wednesday, June 10, 2009

MISCELÂNEA (XIII), "comentários"


(*) Mendonça Júnior
Há relativamente pouco tempo resolvi “dar uma olhada” aos “comentários de notícias, publicadas em alguns jornais, na Internet. Para o efeito preenchi os respectivos registos, como era pedido, para poder “entrar” e colaborar de igual modo. Nos meus comentários – que envio simultaneamente para todos os jornais onde estou registado – “dou a cara” assinando em vez de um pseudónimo: «MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de cavalaria», como sempre faço, em quaisquer das minhas públicas manifestações.
*
42 – Sobre o Mundial 2018:
Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria.
Considero a Candidatura Ibérica ao Mundial-2018 formalizada em Lisboa como um importante passo para a tese que defendo a constituir no futuro: «A melhoria da vivência dos portugueses e dos espanhois, excepcional presença na União Europeia e no Mundo, residirá numa UNIÃO IBÉRICA constituída por Estados Federados das suas regiões do continente e das ilhas».Esta minha tese pode ser consultada:
– site: http://mendoncajunior.blogspot.com/
– e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– União Ibérica:
– site: http://uniaoiberica.blogspot.com/
– e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
*
43 – Sobre o TGV:
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.
Amigo Mário Lino, Em vez de "jamais" poderás passar a ser chamado "toujours" se o projecto do TGV se concretizar.
*
44 – Sobre o comentador Rebelo de Sousa:
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.
Amigo Marcelo Rebelo de Sousa. Sou um daqueles que ainda abre no Domingo o canal da RTP 1 para ouvir “As tuas Escolhas”:
Em termos de forma: tens má dicção, gesticulas demais; permites que a entrevistadora, Maria Flor Pedroso, fale ao mesmo tempo; “esmagas” com uma série de livros (que não lês) mas que os apresentas pelo título e produtora (como se fosses um reles vendedor de “cordel” pago para o efeito).
Em termos de fundo: apresentas os assuntos bem: (tim-tim por tim-tim desde o princípio, e suas possíveis variantes; porém comentas com “infalibilidades” que nem sempre se concretizam); comentas “politiquises”, só em tua defesa, do PSD e seu enquadramento em Portugal; pouco ou nada falas sobre o que se passa no Mundo (o que te inferioriza quando os grandes “cérebros” dos notáveis internacionais se debatem).
Estás a perder pontos… o Vitorino do PS em menos tempo é mais moderado o que o torna mais credível. Se queres voar mais alto, tens de ter mais senso de humor e criar um “poleiro” com mais inteligência o que aliás tens de sobra.
Um abração do José Maria.
*
45 – Sobre o tenista Frederico GIL:
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria.
Amigo Gil, de todos nós por todo o Mundo. Parabens valente. Agora é preciso tirar o Zero para estares nos dez primeiros. Daí em diante mereces ser o melhor. Vais conseguir. Um abração do José Maria

(*) Coronel de Cavalaria

EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior, e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com

Thursday, June 04, 2009

EDUARDO PRADO COELHO

(*) Mendonça Júnior

NOTA 1: Acabo de receber uma mensagem sobre esta insigne figura que em Portugal se notabilizou como escritor, ensaísta, professor universitário, teve ampla colaboração em jornais e revistas, publicando uma crónica semanal no jornal PÚBLICO até à data da sua morte.

Antes de falecer (25/08/2007), teve a lucidez de nos deixar esta reflexão, sobre nós todos, por isso façam uma leitura atenta.
Precisa-se de matéria prima para construir um País.
*Eduardo Prado Coelho - in Público*.

A crença geral anterior era de que Santana Lopes não servia, bem como Cavaco, Durão e Guterres.
Agora dizemos que Sócrates não serve.
E o que vier depois de Sócrates também não servirá para nada.
Por isso começo a suspeitar que o problema não está no trapalhão que foi Santana Lopes ou na farsa que é o Sócrates.
O problema está em nós. Nós como povo. Nós como matéria prima de um país.

Porque pertenço a um país onde a ESPERTEZA é a moeda sempre valorizada, tanto ou mais do que o euro. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família baseada em valores e respeito aos demais.
Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nos passeios onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO-SE OS DEMAIS ONDE ESTÃO.
Pertenço ao país onde as EMPRESAS PRIVADAS são fornecedoras particulares dos seus empregados pouco honestos, que levam para casa, como se fosse correcto, folhas de papel, lápis, canetas, lapis e tudo o que possa ser útil para os trabalhos de escola dos filhos ....e para eles mesmos.

Pertenço a um país onde as pessoas se sentem espertas porque conseguiram comprar um descodificador falso da TV Cabo, onde se frauda a declaração de IRS para não pagar ou pagar menos impostos.

Pertenço a um país:
- Onde a falta de pontualidade é um hábito;
- Onde os directores das empresas não valorizam o capital humano.
- Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e, depois, reclamam do governo por não limpar os esgotos.- Onde pessoas se queixam que a luz e a água são serviços caros.
- Onde não existe a cultura pela leitura (onde os nossos jovens dizem que é 'muito chato ter que ler') e não há consciência nem memória política, histórica nem económica.
- Onde os nossos políticos trabalham dois dias por semana para aprovar projectos e leis que só servem para caçar os pobres, arreliar a classe média e beneficiar alguns.

Pertenço a um país onde as cartas de condução e as declarações médicas podem ser 'compradas', sem se fazer qualquer exame.
- Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no autocarro, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não lhe dar o lugar.
- Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o peão.
- Um país onde fazemos muitas coisas erradas, mas estamos sempre a criticar os nossos governantes.

Quanto mais analiso os defeitos de Santana Lopes e de Sócrates, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem corrompi um guarda de trânsito para não ser multado.
Quanto mais digo o quanto o Cavaco é culpado, melhor sou eu como português, apesar de que ainda hoje pela manhã explorei um cliente que confiava em mim, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.

Não. Não. Não. Já basta.

Como 'matéria prima' de um país, temos muitas coisas boas, mas falta muito para sermos os homens e as mulheres que o nosso país precisa.
Esses defeitos, essa 'CHICO-ESPERTERTICE PORTUGUESA' congénita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até se converter em casos escandalosos na política, essa falta de qualidade humana, mais do que Santana, Guterres, Cavaco ou Sócrates, é que é real e honestamente má, porque todos eles são portugueses como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não noutra parte...

Fico triste

Porque, ainda que Sócrates se fosse embora hoje, o próximo que o suceder terá que continuar a trabalhar com a mesma matéria-prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos.
E não poderá fazer nada...
Não tenho nenhuma garantia de que alguém possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá.
Nem serviu Santana, nem serviu Guterres, não serviu Cavaco, nem serve Sócrates e nem servirá o que vier.

Qual é a alternativa?

Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror?
Aqui faz falta outra coisa.
E enquanto essa 'outra coisa' não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados....igualmente abusados!
É muito bom ser português.
Mas quando essa portugalidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, então tudo muda...
Não esperemos acender uma vela a todos os santos, a ver se nos mandam um messias.
Nós temos que mudar.
Um novo governante com os mesmos portugueses nada poderá fazer.
Está muito claro...
Somos nós que temos que mudar.
Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda a acontecer-nos:
Desculpamos a mediocridade de programas de televisão nefastos e, francamente, somos tolerantes com o fracasso.
É a industria da desculpa e da estupidez.

Agora, depois desta mensagem, francamente, decidi procurar o responsável, não para o castigar, mas para lhe exigir (sim, exigir) que melhore o seu comportamento e que não se faça de mouco, de desentendido.
Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO DE QUE O ENCONTRAREI. QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO. AÍ ESTÁ. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO OUTRO LADO.

E você, o que pensa?....
*MEDITE*!

(*) Coronel de Cavalaria; os negritos são da minha responsabilidade.

NOTA 2: Com a devida vénia e respeitosos comprimentos, felicito o jornal PÚBLICO pela realística e oportuna análise elaborada por Eduardo Prado Coelho.

EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior, e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com