José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

Com o fim de dinamizar a solidariedade através de comparticipação de cidadãos com inesquestionavél integridade de caracter.
 
Esta tese é enviada por http://senadonews.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail senadonews@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

Tuesday, September 23, 2008

EMIGRAÇÃO DOS PORTUGUESES (X)


Carta da Suécia, Inverno de 2008.
(*) José Pegado
Vou dedicar umas linhas contando como aqui chegamos e como ocupamos o nosso tempo.

Os estudos e preparativos para uma estadia de 3 meses de Inverno 2007/08 na Suécia iniciaram-se na segunda quinzena de Setembro, na altura e com a ajuda da Internet obtivemos informação sobre horários e preços para viagens de baixo custo entre Portugal e Suécia.
Como os pontos de residência de partida e chegada não coincidem, nem de perto com os aeroportos, temos sempre de resolver a questão dos transportes terrestres entre estes dois sítios.

O mais simples seria preparar o Mercedes para uma longa viagem o que significaria plenos de água, óleo e gasóleo uma vez que o carro depois de recentemente ter recebido novos pneus, novos blocos nos travões e novas borrachas nos limpa-vidros estaria pronto e seguro para uma longa viagem.

Mas assim não foi e pela simples razão de que nesta época do ano as condições de Inverno diferem muito ao longo do percurso. Saindo de Portugal com um Dezembro ameno e estradas secas poderíamos encontrar neve e gelo em Espanha, especialmente nas regiões dos Pirinéus.
Mesmo que as estradas em França e na Alemanha estivessem secas teríamos sempre que contar, ao fim do quarto dia de viagem, ao entrar na Suécia, com neve e gelo e o problema então seria a falta de pneus adequados.
Nas estradas Suecas cobertas de neve e gelo usam-se normalmente pneus de Inverno equipados com pitons, mas que na Alemanha são proibidos.
Por isso deixamos a viatura numa garagem de um amigo no Porto.

Nestas condições, e excluindo uma trabalhosa viagem de comboio, restava-nos a opção aérea.
Aqui a Ryanair com saída do Porto e vôo directo para Skavsta ao preço final de €40/PAX é imbatível.

Antes da viagem uma das nossas preocupações foi a de não exceder o peso da bagagem: uma mala de porão com o peso máximo de 15 kg e uma mais pequena de cabine com um máximo de 10kg que no check-in não foi pesada.
A viagem decorreu com segurança e normalidade e chegamos a Skavsta no aeroporto de Nykoping

Dezembro na Suécia é um mês recheado de festejos:
– 10 DE DEZEMBRO – PRÉMIOS NOBEL
No dia 10, logo pela manhã, foi a cerimónia oficial de apresentação e entrega de prémios aos premiados Nobel 2007 a que se seguiu, ao fim da tarde, o tradicional e gigantesco banquete no Palácio Municipal de Estocolmo com a presença da família real e de umas cinco centenas de convidados ilustres entre eles os laureados Nobel do ano e respectivas famílias.
Trata-se de um jantar festivo que dura algumas horas e a que se segue o Baile de Honra.
Claro que a maioria dos mortais Suecos ou estrangeiros não têm qualquer hipótese de conseguir um lugar nestas recepções.
Com a excepção da gastronomia de luxo e dos passos de dança tudo o resto nos é confortavelmente servido em nossas casas pela Rádio Televisão Sueca.

– 11 DE DEZEMBRO – ASSOCIAÇÃO DE REFORMADOS
Neste dia 11, foi a altura de participamos numa ligeira refeição-convívio pré-Natal dos reformados da associação a que pertencemos.
Cada um leva um pequeno presente, compram-se rifas e a cada um sai um pequeno presente.

– 13 DE DEZEMBRO – SANTA LUCIA
Neste dia 13 celebra-se Santa Lúcia em toda a Suécia.
Santa Lúcia tendo sido martirizada cega representa a luz e certamente a luminosidade natural que tanta falta faz aos Suecos nesta altura do ano.
A celebração assume a forma de um cortejo em que a eleita Lúcia e os pagens acompanhantes marcham vagarosamente entoando a canção Santa Lucia, certamente de origem napolitana, vestidos de longas túnicas brancas empunhando velas acesas.
A Lúcia leva na cabeça uma coroa de velas.
O cortejo pára e as crianças iniciam uma série de cânticos tradicionais após a que de novo marcham lentamente sempre entoando a canção Santa Lúcia.
Seguem-se os aplausos.
É uma cerimónia muito antiga, muito querida por toda a população e repete-se por todas as cidades e vilas do país, nas escolas, nos hospitais e lares de terceira idade.
(continua)

(*) Engenheiro Electromecânico formado no IST, em Lisboa; e na Universidade de KYH em Estocolmo.

EDITORIAL
Temas e Debates

– Mendonça Júnior, site:
http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com